Perda de uma chance: formação escolar inadequada gera vítimas de erros profissionais

11 de março de 2025

Um em cada três professores de escolas públicas do Brasil não possui formação adequada para a disciplina que ensina. Esse problema é ainda mais alarmante quando inclui escolas privadas, onde 12,8% dos docentes sequer possuem graduação. Os dados, extraídos do Anuário Brasileiro da Educação Básica, foram divulgados em novembro de 2024, pelas organizações Todos Pela Educação, Fundação Santillana e Editora Moderna.

O professor universitário e advogado Fabricio Posocco, do escritório Posocco & Advogados Associados, alerta que essa formação escolar inadequada pode deixar o cidadão suscetível a golpe e a erros profissionais, elevando o número de processos na Justiça. Entre as ações mais comuns, estão a da perda de uma chance, na área da saúde.

O especialista foi entrevistado por Alex Frutuoso, com edição técnica de Paulo Andrade, no Jornal da Manhã Litoral Paulista, na rádio Jovem Pan 95.1 FM, de Santos (SP).

Veja:

Para assistir à entrevista completa, que aborda ainda direito do trabalho e direito do consumidor, acesse o programa aqui.