O advogado Fabricio Posocco, do escritório Posocco & Advogados Associados, revela que os principais problemas detectados na fraude do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), são: contribuição mensal para associação ou entidade de classe não autorizada, empréstimo consignado não solicitado e descontos indevidos de valores diretamente na conta bancária dos aposentados e pensionistas, muitas vezes com assinatura falsa, forjando contratação de serviços. O especialista também responde o que fazer ao identificar alguma irregularidade e se é possível o familiar resgatar o dinheiro de vítima já falecida.
A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aponta que os aposentados e pensionistas lesados, que ingressarem com ação judicial, podem exigir o dobro do valor descontado, com juros e correção monetária, mais indenização por danos morais.
O advogado foi entrevistado por Alex Frutuoso, com edição técnica de Paulo Andrade e participação da jornalista Fabiana Honorato, no Jornal da Manhã Litoral Paulista, na Jovem Pan 95.1 FM, de Santos (SP).
Veja: